sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Fissuras e Trincas em Estruturas de Madeira

MADEIRA
A resistência da madeira, baixo peso e baixo consumo energético são propriedades essenciais. Ela é capaz de suportar sobrecargas de curta duração sem efeitos deletérios. Contrário à crença popular, grandes peças de madeira têm boa resistência ao fogo e melhor que outros materiais em condições severas de exposição ao fogo. Do ponto de vista econômico, a madeira é competitiva com outros materiais com base em custos iniciais e apresenta vantagens quando comparada ao custo a longo prazo.

A idéia equivocada de que a madeira possui uma pequena vida útil tem negligenciado o uso como material de construção. Embora a madeira seja susceptível ao apodrecimento e ataque de insetos sob algumas condições, é um material muito durável quando utilizado com tecnologia e tratamento químico, pois pode ser efetivamente protegido contra deterioração por período de 50 anos ou mais. Além disso, a madeira tratada com preservativos requer pouca manutenção e pintura.

MADEIRA LAMINADA COLADA
Madeira Laminada Colada (MLC) é um produto engenheirado de madeira que é utilizado em uma variedade de aplicações na construção civil, entre elas vigas, colunas e treliças. Comercialmente em suas aplicações na construção de casas as vigas de madeira laminada colada são muitas vezes escolhidas devido a sua beleza em projetos onde o material fica exposto, como vigas de vãos grandes e arcos. Como os membros de MLC são tão visíveis nestes projetos, características de secagem, tipicamente conhecidas como rachas, rachaduras ou trincas são mais perceptíveis e podem aumentar a preocupação do proprietário.

ANATOMIA DA MADEIRA LAMINADA COLADA
A MLC é composta de peças individuais de dimensões de madeira serrada, ou lamelas. Estas peças são montadas em conjunto para produzir grandes comprimentos que são, então, ligados com adesivos para criar as dimensões desejadas. Laminações individuais tipicamente podem varias de 1 cm a 5 cm de espessura, embora possam ser utilizadas outras espessuras. Esses elementos são fabricados com as lamelas mais bem classificadas na parte inferior e superior da viga, onde a tração máxima e compressão ocorrem.

Devido à sua composição, os grandes elementos de madeira laminada colada podem ser fabricados de pequenas árvores. Com a MLC, construtores e proprietários pode apreciar a força e a versatilidade de grandes membros de madeira sem depender de arvores de grande porte.
image

O QUE É TRINCA?

Trinca, a separação da continuação das fibras de madeira, é uma consequência natural do processo de secagem da madeira. As fibras exteriores perdem a umidade para a atmosfera e encolhem, mas no interior do elemento a madeira perde humidade a uma velocidade muito mais lenta. As diferentes taxas de perda de umidade pode causar a trinca. Uma rápida secagem aumenta o diferencial de umidade entre o interior e exterior das fibras e, portanto, aumenta a propensão para trincas da madeira. O processo de trincas vai se estabiliza quando o teor de umidade do membro atinge o equilíbrio com o meio ambiente.

A Madeira laminada colada, normalmente tem menos e menores trincas do que a madeira serrada uma vez que as lâminas foram secas individualmente na utilização para a fabricação de MLC. A MLC tem uma umidade média de 12 por cento no momento da fabricação, que é relativamente perto do teor de umidade de equilíbrio. Este teor de umidade inferior é uma de suas vantagens comparada com a madeira serrada, os quais são tipicamente fornecidos a um maior teor de umidade.

COMO IDENTIFICAR UMA TRINCA?
As trincas são aberturas que ocorrem paralelamente ao grão natural das laminações, eles mostram a fibra de madeira separadas.

Defeitos de secagem, conforme mostrado na Figura, são comumente encontrados perto da linha de cola da MLC e frequentemente aparecem ao longo da primeira linha de cola, onde a quantidade de superfície exposta pela laminação mais exterior e as tensões de secagem diferenciais são maiores.

Os defeitos de secagem não devem ser confundidos com delaminação. Em delaminação, aberturas são separações entre as lâminas na linha de cola, não a fibra de madeira. Delaminação ocorre quando o vínculo de cola não é adequada para resistir ao ciclo de umidade. Com a delaminação, as superfícies das lâminas na abertura são suave e muitas vezes revelam a cor do adesivo usado. A delaminação é altamente improvável em membros de madeira laminada colada, porque eles são fabricados com adesivos a prova d’agua e os procedimentos são rigorosamente controlados.
image

AS TRINCAS AFETAM SIGNIFICATIVAMENTE A RESISTÊNCIA DA MLC?

Os proprietários de edifícios geralmente perguntam: “As trincas podem afetar significativamente a resistência de madeira laminada colada”? Em primeiro lugar, a forma de como o elemento estrutural está sendo usado deve ser considerado em avaliar o efeito dos controlos de resistência.

Para uma coluna de madeira laminada colada, a única vez que uma trinca torna-se uma preocupação estrutural é quando ela se desenvolve ao longo do seu comprimento. Neste caso, não muito comum, a proporção de comprimento/profundidade (ou L / d) utilizado na concepção de colunas ira mudar, e a capacidade estrutural resultante da coluna deve ser confirmado por um profissional de estruturas qualificado. Uma verificação parcial, como se mostra na Figura a seguir, não é uma preocupação estrutural.
image
Em flexão membros (vigas, caibros, vigas, etc), as trincas são comumente observadas na face da laminação inferior, no lado dos membros, e na extremidade dos membros.
image
COMO AVALIAR SE AS TRINCAS SÃO OU NÃO ESTRUTURAIS?
Segundo a APA – The Engineered Wood Association – USA, as trincas podem ser avaliadas da seguinte forma:

image

COMO TRINCAS PODEM SER PREVENIDAS?

Mesmo que as trincas não sejam uma preocupação para a maioria das aplicações estruturais de MLC, elas podem prejudicar o aspecto visual do laminado colado. Quando possível a MLC deve ser protegidos contra condições de temperatura extremas e humidade durante o transporte, o armazenamento e a instalação. As boas práticas de armazenamento e instalação que minimizem a exposição direta aos elementos irá minimizar o grau de trincas. Durante e após a instalação, é importante que os elementos de MLC não sejam expostos ao movimento rápido de ar ou de aquecimento, tais como fontes concentradas de fornalha ou ar condicionado, saídas de ar do aquecedor ou aquecimento do local de trabalho.

Quando o ambiente está fechado, as vigas poderão se ajustar lentamente até à temperatura ambiente e humidade do edifício, evitando rápida redução da humidade e / ou exposição a elevadas temperaturas. A menos que haja mudanças significativas de temperatura e umidade do ambiente, trincas adicionais geralmente não irão ocorrer após o primeiro ciclo sazonal completo de condicionamento do meio ambiente.

Acabamentos aplicados no local, tais como stains semi-transparentes, stains de cores sólidas ou tintas à base de látex, também pode ajudar a reduzir as trincas,retardando o movimento de humidade para dentro e fora da madeira.

image

COMO REPARAR UMA ESTRUTURA AVALIADA COM TRINCA ESTRUTURAL
Os parafusos auto-atarraxantes, como a maioria dos pinos metálicos, são resistentes a carregamentos axiais e à força lateral. Eles são vantajosos nas ligações em que o comprimento necessário do parafuso passante é muito grande ou quando o acesso a um lado da ligação é restrito. Eles também são menos agressivos às peças de madeira, pois são inseridos de apenas um lado da ligação, ficando a ponta sempre embutida na peça.

image

Esses parafusos são, normalmente, inseridos na madeira sem pré-furação e são utilizados para resistir a esforços axiais. Eles estão sendo muito utilizados em estudos em vários países e têm demonstrado a elevada eficiência de ligações neste sistema. Este modelo de parafuso é geralmente utilizado para fixar peças mais robustas e também pode ser utilizados para reforço de vigas, neste caso evitar a delaminação.

Nenhum comentário: