sexta-feira, 2 de julho de 2010

Estruturas Recíprocas em Madeira

As estruturas recíprocas são um tipo de estrutura formada por grelhas tridimensionais principalmente usadas como uma estrutura de telhado ou cobertura, consistindo em peças que se apoiam mutuamente e inclinadas colocadas em um circuito fechado. A extremidade interna de cada viga serve como apoio e suporta o feixe adjacente. Na extremidade externa das vigas, são apoiadas por uma parede externa, anel de raio ou por colunas. O apoio mútuo irradiando feixes colocado tangencialmente em torno de um ponto central de simetria forma um polígono interior. As extremidades das vigas forma um polígono exterior de um círculo.
Principalmente em madeira, esse sistema estrutural torna-se bastante interessante pois é uma estrutura que se suporta “por si só”, como um jogo de “pega-varetas”.

Mais uma inspiração para os arquitetos!

800px-Reciprocal_Frame_Rabbit

75685711

aer_4 article-1056637-02ace1a700000578-583_468x720 bigger-model-2-front bigger-model-2-top bigger-model-close bigger-model-front bigger-model-plan big-hex-1 big-hex-2

concept

front-view-1 front-view-composite general_layout 

landscape_jpg987Hogan-RF-roof leonardo-bridge-1 leonardo-bridge-2 long-close long-front-up long-low long-side long-up m1-front m2-front m2-front-2 m2-under notch

picture-4 picture-24 picture-32 plan-composite reciprocal-frame-roof reciprocal-frame-roof-2 reciprocals_basis1 rectangle-1 rectangle-2 OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Simple_reciprocal_frame top-view-1 untitled untitled2 untitled3 untitled4 untitled5 untitled6 untitled7 untitled8

7 comentários:

herr Cardoso disse...

Muito interessante esse tipo de estrutura.

Seu blog é incrível! Sou estudante de Engenharia Civil e espero ter o privilégio de fazer tantas coisas interessantes como você quando formado!

Grande abraço!

Diego disse...

Vaya Alan, hacía tiempo que no venía por aquí, pero veo que esto sigue estando muy interesante.

Un saludo

Estruturas de Madeira disse...

Hola Diego! Gracías por la visita!
Un gran saludo!!!!

Regina B Rabelo disse...

olá
Sou estudante de arquitetura e estou muito interessada em construções de madeira.
Essas estruturas reciprocas são mesmo incriveis, além de despensar junções metálicas formam desenhos bonitos - com a beleza da matemática.
O seu blog é muito interessante, parabems!

ruth disse...

simplesmente sensacional...

Luciano disse...

Olá, sou estudante de arquitetura e gostei muito do seu blog.

É empolgante saber a quantidade e a variedade de possibilidades que a madeira oferece.

kin25 disse...

Essa estrutura é impressionante! Que beleza!
Estou projetando uma casinha no sítio e o telhado TEM que ser assim. Antes de sair fazendo, como costumo fazer, gostaria que você pudesse dar uma noção do cálculo (ou indicar onde posso encontrar) para realizar tal estrutura.
Agradeço desde já e te parebenizo pelo trabalho! Como você vê já está fazendo diferença nas cabeças de estudantes e profissionais!